loader

Prisão de Lisboa vai transformar-se em residência para estudantes Janeiro 31, 2019

O corpo central do Estabelecimento Prisional de Lisboa vai transformar-se numa residência para estudantes. É esta a intenção da Câmara Municipal de Lisboa (CML) logo que lhe seja cedido o edifício pelo Ministério da Justiça (MJ). Tal consta numa resposta dada pelos serviços de Planeamento Urbano da CML ao grupo municipal do Bloco de Esquerda, datada de 3 de Dezembro. Quando questionada sobre “que propostas tem a CML para que os terrenos adjacentes ao EPL possam estar ao serviço da…

Sindicato da Construção convida Marcelo a conhecer problemas dos trabalhadores Janeiro 30, 2019

Um dia depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter chamado a atenção para os problemas dos camionistas, tendo viajado de camião entre Lisboa e o Porto, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção alerta para a situação dos profissionais do setor. “Convidamos o senhor Presidente da República a fazer uma visita a algumas obras onde há muitos trabalhadores com 60 e até 70 anos a trabalhar no setor e em que muitos trabalham em cima de andaimes de 40 metros de…

Ainda há muito a fazer Janeiro 23, 2019

A reabilitação urbana está na ordem do dia. O mercado imobiliário, a crescer. O turismo, o desempenho positivo da economia nacional e alguns programas governamentais dedicados à requalificação urbana dinamizam este setor, que naturalmente está de mãos dadas com o edificado. Carlos Mineiro Aires, bastonário da Ordem dos Engenheiros, explica que apesar da aposta nos últimos anos, sobretudo em Lisboa e no Porto, o estado do edificado não pode ser considerado bom. “Foram décadas de abandono, em que se privilegiou…

Subida do preço das casas em Portugal é o dobro da média da zona euro Janeiro 22, 2019

O preço homólogo das casas aumentou 4,3% tanto na zona euro quanto na União Europeia (UE) no terceiro trimestre de 2018, com Portugal a registar uma subida de quase o dobro da média (8,5%), segundo o Eurostat. Face ao segundo trimestre de 2018, o preço das habitações subiu, entre julho e setembro, 1,6% na zona euro e 1,5% na UE. De acordo com o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas face ao terceiro trimestre de 2017 registaram-se na…

Higiene e segurança no trabalho: o que diz a legislação – Parte 3 Janeiro 14, 2019

Quais são as obrigações do trabalhador? Já as obrigações do trabalhador encontram-se no artigo 17.º da mesma lei. Em traços gerais, o trabalhador deve: cumprir as prescrições legais de segurança e de saúde, bem como as instruções determinadas pelo empregador; zelar pela sua segurança e saúde, assim como dos outros que possam ser afetados pelas suas ações ou omissões no trabalho; utilizar corretamente, segundo as instruções recebidas do empregador, máquinas, equipamentos, materiais e substâncias perigosas de trabalho, assim como meios…

Higiene e segurança no trabalho: o que diz a legislação – Parte 2 Janeiro 11, 2019

Quais são as regras gerais a cumprir pelo empregador? O artigo 15.º desta lei enumera as obrigações gerais do empregador. Entre elas destacam-se: assegurar ao trabalhador condições de segurança e de saúde em todos os aspetos do seu trabalho; zelar pelo exercício da atividade em condições de segurança e de saúde para os trabalhadores, tendo em consideração os princípios gerais de prevenção; garantir que a implementação de medidas de prevenção resulta das avaliações de risco associadas às diversas fases do…

Higiene e segurança no trabalho: o que diz a legislação – Parte 1 Janeiro 10, 2019

A higiene e segurança no trabalho é regida em Portugal pela Lei n.º 102/2009 de 10 de setembro, que regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, de acordo com o previsto no artigo 284.º do Código do Trabalho. Esta lei define as normas gerais de prevenção, as obrigações dos empregadores, a proteção de grupo específicos de trabalhadores (como as grávidas), e as modalidades de organização de segurança no trabalho. A quem se…

Casas portuguesas mal preparadas para o frio Janeiro 3, 2019

Morrer de frio parece coisa de outro Mundo, mas é uma realidade assustadora e bem próxima. Nas cidades portuguesas, o frio mata mais do que em outros países da Europa, que registam temperaturas consideravelmente mais baixas do que as nossas. As casas portuguesas são frias por excelência. Aliás, até 1990 não era exigido por lei qualquer tipo de isolamento. Além disso, temos eletricidade da mais cara da Europa. Como consequência, a saúde sai a perder. E, muitas vezes, o desfecho…

Tamandaré e Ferreira LDA Serviços e Construção - Portugal 2018

Olá,
Como eu posso ajuda-lo?
Powered by