loader

Mão de obra torna construção de casas novas mais cara Maio 3, 2019

Os custos de construção para erguer uma nova casa são cada vez mais altos em Portugal, numa tendência verificada desde há dez anos. É sobretudo a mão de obra que está mais cara, tendo registado em fevereiro um agravamento de 4% face ao mesmo mês do ano passado. Já os materiais subiram de preço em 1%, neste mesmo período. No total, o índice de custos de construção de habitação nova aumentou 2,2%.

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta segunda-feira, dia 8 de abril de 2019, mostram, porém, que este crescimento representa um abrandamento face aos 2,4% registados no mês anterior. Fevereiro representa, aliás, o terceiro mês consecutivo de abrandamento no aumento dos custos de construção de habitação nova.

O forte dinamismo que se está a viver no imobiliário em Portugal, em particular no residencial, explica a subida dos custos da construção.

A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) já veio declarar que o início de 2019 está a ser marcado por um “forte arranque no mercado da habitação”, destacando o licenciamento de 1.405 obras de construção e reabilitação de edifícios habitacionais pelas câmaras, mais 17,3% que no período homólogo (janeiro de 2018) – sendo que o número de fogos licenciados em construções novas cresceu 42,5%, para 1.835 alojamentos.

Por outro lado, no primeiro mês de 2019, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 258,7 mil toneladas, o que traduz um aumento de 15,9% face a igual mês do ano anterior, segundo a mesma entidade.

Fonte: Idealista

Blog

0 # # # # # # #

Deixe uma resposta

Tamandaré e Ferreira LDA Serviços e Construção - Portugal 2018

Olá,
Como eu posso ajuda-lo?
Powered by